Abordagens Pedagógicas e sua Relação com as Teorias de Ação com as Teorias de Aprendizagem
Cristiane Martins Peres, Marta Neves Campanelli Marçal Vieira , Elisa Rachel Pisani Altafim , Michela
Bianchi de Mello , Kemen Samder Suen (EM CONSTRUÇÃO)
O Texto traz: um breve percurso pelas concepções teóricas
sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e
sua relação com as abordagens pedagógicas presentes nos modelos de cursos de graduação.
TODO MINUTO nos múltiplos cenários pedagógicos:
Professor:
Professor:
- precisa tomar posse de fundamentos sobre o indivíduo que aprende:
- como esse aprendizado se origina;
- como se desenvolve e;
- se transforma em experiência significativa de aprendizagem.
DOCENTES INCORPORAM:
- geralmente, de forma inconsciente práticas de ensino esvaziadas de fundamentação teórica (para tomadas de decisão)
TODA PRÁTICA METODOLÓGICA traz:
- concepções;
- valores;
- crenças em relação aos processos de ensinar e aprender
Isso Prova: não há
ação pedagógica neutra
MODELOS PEDAGÓGICOS:
“um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e
nas interações professor-aluno-objeto de conhecimento” (BEHAR, 2009, p. 2)
DIFERENTES enfoques nas abordagens pedagógicas:
- orientados pelo contexto histórico mundial
- ou pelas posições que as teorias tomam sobre as finalidades sociais da escola
- ou ainda pela criticidade das teorias em relação à sociedade
- orientados pelo contexto histórico mundial
- ou pelas posições que as teorias tomam sobre as finalidades sociais da escola
- ou ainda pela criticidade das teorias em relação à sociedade
na busca da compreensão da prática educacional.
Neste texto, escolheu-se o enfoque
- sistemas figurativos;
- Triangulo Pedagógico de
Nóvoa (2000)³;
- a Arquitetura Pedagógica de
Behar (2009)²
que explicam as abordagens pedagógicas por meio das interações entre os participantes do
processo educativo.
TRIÂNGULO PEDAGÓGICO, os vértices seriam:
- o professor;
- o estudante, e;
- o objeto do conhecimento ou “saber”.
"Um determinado enfoque teórico seria marcado pelo papel do protagonista de um dos vértices na relação entre eles."
ENFOQUES:
- agrupados em três grandes modelos pedagógicos que se distinguem por estarem centrados no professor, no estudante ou no saber.
ARQUITETURA PEDAGÓGICA:
ao invés do saber como um dos vértices encontra-se o meio pelo qual o aprendizado ocorre.
"Um determinado enfoque teórico seria marcado pelo papel do protagonista de um dos vértices na relação entre eles."
ENFOQUES:
- agrupados em três grandes modelos pedagógicos que se distinguem por estarem centrados no professor, no estudante ou no saber.
ARQUITETURA PEDAGÓGICA:
ao invés do saber como um dos vértices encontra-se o meio pelo qual o aprendizado ocorre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário