domingo, 17 de março de 2019

Abordagens Pedagógicas e sua Relação com as Teorias de Ação com as Teorias de Aprendizagem
                Cristiane Martins Peres, Marta Neves Campanelli Marçal Vieira , Elisa Rachel Pisani Altafim , Michela Bianchi de Mello , Kemen Samder Suen (EM CONSTRUÇÃO)


O Texto traz:  um breve percurso pelas concepções teóricas sobre o processo de aprendizagem dos indivíduos e sua relação com as abordagens pedagógicas presentes nos modelos de cursos de graduação.

TODO MINUTO nos múltiplos cenários pedagógicos:
Professor: 
- precisa tomar posse de fundamentos sobre o indivíduo que aprende:
- como esse aprendizado se origina;
- como se desenvolve e;
- se transforma em experiência significativa de aprendizagem.
DOCENTES INCORPORAM:
- geralmente, de forma inconsciente práticas de ensino esvaziadas de fundamentação teórica (para tomadas de decisão)
TODA PRÁTICA METODOLÓGICA traz:
- concepções;
- valores;
- crenças em relação aos processos de ensinar e aprender 
Isso Prova: não há ação pedagógica neutra

MODELOS PEDAGÓGICOS:
“um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretiza nas práticas pedagógicas e nas interações professor-aluno-objeto de conhecimento” (BEHAR, 2009, p. 2)
DIFERENTES enfoques nas abordagens pedagógicas:
- orientados pelo contexto histórico mundial

- ou pelas posições que as teorias tomam sobre as finalidades sociais da escola
- ou ainda pela criticidade das teorias em relação à sociedade
na busca da compreensão da prática educacional.
Neste texto, escolheu-se o enfoque
- sistemas figurativos;
- Triangulo Pedagógico de Nóvoa (2000)³;
- a Arquitetura Pedagógica de Behar (2009)²
 que explicam as abordagens pedagógicas por meio das interações entre os participantes do processo educativo.
TRIÂNGULO PEDAGÓGICO, os vértices seriam:
- o professor;
- o estudante, e;
- o objeto do conhecimento ou “saber”.
"Um determinado enfoque teórico seria marcado pelo papel do protagonista de um dos vértices na relação entre eles."
ENFOQUES:
- agrupados em três grandes modelos pedagógicos que se distinguem por estarem centrados no professor, no estudante ou no saber. 
ARQUITETURA PEDAGÓGICA:
 ao invés do saber como um dos vértices encontra-se o meio pelo qual o aprendizado ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário