Filosofia
1- "Ciência dos objetos do ponto de vista da totalidade; a disciplina que considera seu objeto sempre do ponto de vista universal e totalitário." (MORENTE, Manuel Garcia. Fundamentos de Filosofia: lições preliminares. São Paulo: Mestre Jou, 1967.)
2- "A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores, os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes havê-los investigado e compreendido. [...] Busca do fundamento e do sentido da realidade em suas múltiplas formas indagando o que são, qual sua permanência e qual a necessidade interna que as transforma em outras. Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas." (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 13. ed. São Paulo: Ática, 2009. p. 12; 17)
3- A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo. (Maurice Merleau-Ponty. 1908-1961).
4- Qual é o seu objetivo em filosofia? - Mostrar à mosca a saída do vidro. (Ludwig Wittgenstein. 1889-1951).
5- A filosofia é a arte de formar, de inventar, de fabricar conceitos... O filósofo é o amigo do conceito, ele é conceito em potência... Criar conceitos sempre novos é o objeto da Filosofia. (Gilles Deleuze. 1925-1996. Félix Guattari. 1930-1993).
6- O que pretendo sob o título de Filosofia, como fim e campo de minhas elaborações, sei-o, naturalmente. E contudo não o sei... Qual o pensador para quem, na sua vida de filósofo, a filosofia deixou de ser um enigma? (Edmund Husserl. 1859-1938).
7- Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem o canse fazê-lo quando se é velho, pois que ninguém é jamais pouco maduro nem demasiado maduro para conquistar a saúde da alma. E quem diz que a hora de filosofar ainda não chegou ou já passou assemelha-se ao que diz que ainda não chegou ou já passou a hora de ser feliz. (Epicuro. 341 a.C. - 270 a. C.)
8- A admiração sempre foi, antes como agora, a causa para qual os homens começaram a filosofar: a princípio, surpreendiam-se com as dificuldades mais comuns; depois, avançando passo a passo, tentavam explicar fenômenos maiores, como, por exemplo, as fases da lua, o curso do sol e dos astros e, finalmente, a formação do universo. Procurar uma explicação e admirar-se é reconhecer-se ignorante. (Aristóteles. 384 a.C. - 322 a.C).
9- "A filosofia é um corpo de conhecimento, constituído a partir de um esforço que o ser humano vem fazendo de comprender o seu mundo e dar-lhe um sentido, um significado compreensivo. [...] A filosofia é esse campo de entendimento que, quando nos apropriamos dele, nos sentimos refletindo sobre a cotidianidade dos seres humanos. Desde a cotidianidade mais simples, como é o encontrar-nos com as pessoas, até a cotidianidade mais complexa, que pode ser a reflexão sobre o sentido e o destino da humanidade. [...] a filosofia é um corpo de entendimentos que compreende e direciona a existência humana em suas mais variadas dimensões. [...] a filosofia é expressão de uma forma coerente de interpretar o mundo que possibilita um modo de agir também coerente, consequente, efetivo.[...] A Filosofia é uma forma de conhecimento que, interpretando o mundo, cria uma concepção coerente e sistêmica que possibilita uma forma de ação efetiva. Essa forma de compreender o mundo tanto é condicionada pelo meio histórico, como também é seu condicionante. Ao mesmo tempo, pois, é uma interpretação do mundo e é uma força de ação." (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1992. p. 22-23; 27-28).
10- "[...] a filosofia não é de modo algum, uma simples abstração da vida. Ela é, ao contrário, a própria manifestação da vida humana e a sua mais alta expressão. Por vezes, através de uma simples atividade prática, outras vezes no fundo de uma metafísica profunda e existencial, mas sempre dentro da atividade humana, física ou espiritual, há filosofia [...] A filosofia traduz o sentir, o pensar e o agir do homem. Evidentemente, ele não se alimenta da filosofia, mas, sem dúvida nenhuma, com a ajuda da filosofia. [...] A filosofia é a concretização de um espírito ou de uma ideia que surge como consequência das necessidades de uma época ou de uma classe, pela experimentação ou pela razão, no sentido de demonstrar a verdade desse conceito." (BASBAUM, Leôncio. Sociologia do Materialismo. p. 21; p. 315)
11- A filosofia procura o que é o ente enquanto é. A filosofia está a caminho do ser do ente, quer dizer, a caminho do ente sob o ponto de vista do ser. [...] A filosofia é uma espécie de competência capaz de perscrutar o ente, a saber, sob o ponto de vista do que ele é enquanto é ente. [...] O corresponder ao ser do ente é a filosofia. (Heidegger. Qu'est-ce que la Philosophie?).
12- "A expressão filosofia vem de uma associação dos termos gregos philia (amor, amizade) e sophia (sabedoria) e significa literalmente "amor pelo saber". [...] não é um conjunto de conhecimentos ou de doutrinas, mas uma atitude ou posicionamento perante a vida. [...] não é uma atividade puramente intelectual como se imagina costumeiramente, mas envolve também nossa capacidade de sentir, de nos emocionar, de sermos tomados por afetos." (FEITOSA, Charles. Explicando a Filosofia com arte. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004. p. 12; p. 16).
13- "[é] uma forma de pensar conceitualmente o mundo e responder a problemas diversos de modo racional," (GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2014. p. 9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário