Attico Chassot
- "O Que é Ciência, afinal?"
https://www.youtube.com/watch?v=Sqmpk3i3R0I&feature=youtu.be
Alan Mathison Turing (Londres)
Matemático (inglês), Lógico.
Seus estudos decifraram os códigos de máquinas de guerra (2ª Guerra Mundial)
Pq não foi reconhecido e pq morreu tardiamente...
“Eu acho que nós, que estamos
envolvidos em educação, estamos envolvidos com ciência, antes de mais nada e
acima de tudo nós temos que lutar de todas as maneiras, contra todos os
preconceitos. Seja preconceito a respeito da opção sexual, preconceito de raça,
preconceito de cor, preconceito de pobre, rico e outras coisas mais.”
1º) ter na ciência um dos
óculos para olhar o mundo;
2º) olhar a História da Ciência
e vê-la como Coadjuvante da alfabetização
científica;
3º) propor uma leitura ao avesso da leitura História da Ciência e apresentar uma nova proposta: das disciplina à
indisciplina.
*Uma opção de ler o mundo.
*Ciência não trata do mundo sobrenatual. Não se preocupa das coisas da alma.
Olhando as nossas Caixas de
Ferramentas
1ª) O que é ciência, afinal?
2ª) O que é tecnologia?
3ª) O que é alfabetização científica?
1ª) Ciência
"A ciência pode ser considerada como uma linguagem construída pelos homens e pelas mulheres para explicar o mundo natural.
Assim a Ciência não trata do mundo sobrenatural." (Alan F. Chalmers, 1993)
Finalidade: explicar o mundo natural.
2ª) Tecnologia
É o termo que envolve o conhecimento
técnico e científico e as ferramentas, processos e materiais, criados e utilizados
a partir deste conhecimento.
3ª) Alfabetização Científica
É saber ler a linguagem da ciência.
Quem é alfabetizado
cientificamente, consegue ler a linguagem da ciência.
A
ciência não é o único óculo para nós olharmos o mundo.
Nós
podemos olhar o mundo com vários óculos.
Nós podemos olhar o
mundo com os óculos: da religião, dos mitos,
dos saberes populares ou dos saberes primeiros, do senso comum, do pensamento
mágico e da ciência também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário